- Volume 2
- Século: XX
- Estado: PE
- Etnia: Desconhecida
- Atividade: Professora e Escritora
Descrição:
Maria Dulce Chacon de Albuquerque, mais conhecida por Dulce Chacon; nasceu no Recife-Pernambuco a 8 de janeiro de 1906. Educadora e escritora pertenceu a Academia Pernambucana de Letras.
Aluna da turma inaugural da Escola Normal de Pernambuco liderou nesta Instituição uma das primeiras greves de estudantes no Brasil. Ainda muito jovem, participou do movimento da Escola Nova, na década de 1920. Filha, sobrinha e neta de perseguidos políticos conviveu com a profusão de idéias e discussões sobre política, democracia e direitos do cidadão.
Escolheu a carreira de professora por opção, por reconhecer nesta atividade um campo de atuação que lhe permitia colocar em prática suas idéias de uma nova educação; mais integradora e inclusiva.
Paralelamente as sua atividades de educadora escrevia livros, quase todos voltados para sua área de interesse profissional e social. São de sua autoria: Testes escolares (1937 Crianças do Recife e seus problemas (1965); A criança e o jogo (1959); Receitas mágicas (1973); Medo de criança (1979); Coragem de professora (1983). Faleceu em 1982.