Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Dailza Damas (1958 - ) - VOLUME 2

Século:

XX
Estado: PR
Etnia/cor: Branca
Atividade: Nadadora
Descrição:

Nasceu em 1958 no Paraná. Considerada uma das maiores nadadoras de provas de longo percurso do mundo. Dailza é nadadora de travessias, ou seja, longas distâncias no mar. Aprendeu a nadar aos 28 anos em uma escola curitibana. Segunda mulher a atravessar o Canal da Mancha em 1997, atravessou o Canal da Califórnia, Estados Unidos. Para realizar essa façanha de atravessar o Canal da Califórnia o/a nadadoror/a experiente gasta em torno de 14 horas. Dailza é a primeira mulher sul-americana a fazer esta trajetória.
Explorarando os limites do corpo e sem medo para vencer obstáculos Dailza Damas tem um extenso curriculo de façanhas bem sucedidas: atravessou duas vezes o Canal da Mancha (entre Inglaterra e França), uma vez o estreito de Gilbratar (que separa a África da Europa), atravessou a Bacia de Santos (Laje de Santos até a ponta da Praia), local de muita correnteza, águas-vivas e tubarões. Também contornou a Ilha de Manhattan (USA); Ilha da Trindade (Costa do Estado do Espírito Santo); Atol das Rocas (Ilhas que pertencem ao Estado do Rio Grande do Norte); e ainda foi a única mulher a desafiar as Cataratas do Iguaçu (quedas de água do Rio Iguaçu – na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná). Em 2001 fez a travessia do lago Titicara na Bolívia, vencendo com braçadas e muita força de vontade a água gelada, em torno de 7 graus.
Dailza, no período de sua vida dedicado ao esporte vem convivendo com perigos como o forte frio, ventos, águas-vivas, tubarões e forte correnteza. É o tipo de atividade que envolve planejamento, preparo físico e psicológico, e isso ela tem de sobra.
 


COMENTÁRIOS

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.