Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Dulce Chacon (1906-1982) - VOLUME 2

Século:

XX
Estado: PE
Etnia/cor: Desconhecida
Atividade: Professora e Escritora
Descrição:

Maria Dulce Chacon de Albuquerque, mais conhecida por Dulce Chacon; nasceu no Recife-Pernambuco a 8 de janeiro de 1906. Educadora e escritora pertenceu a Academia Pernambucana de Letras.
Aluna da turma inaugural da Escola Normal de Pernambuco liderou nesta Instituição uma das primeiras greves de estudantes no Brasil. Ainda muito jovem, participou do movimento da Escola Nova, na década de 1920. Filha, sobrinha e neta de perseguidos políticos conviveu com a profusão de idéias e discussões sobre política, democracia e direitos do cidadão.
Escolheu a carreira de professora por opção, por reconhecer nesta atividade um campo de atuação que lhe permitia colocar em prática suas idéias de uma nova educação; mais integradora e inclusiva.
Paralelamente as sua atividades de educadora escrevia livros, quase todos voltados para sua área de interesse profissional e social. São de sua autoria: Testes escolares (1937 Crianças do Recife e seus problemas (1965); A criança e o jogo (1959); Receitas mágicas (1973); Medo de criança (1979); Coragem de professora (1983). Faleceu em 1982.

 


COMENTÁRIOS

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.