Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Eulália Nascimento (1908 - 2005) - VOLUME 2

Século:

XX
Estado: MG
Etnia/cor: Negra
Atividade: Fundadora da Escola de Samba Império Serrano
Descrição:

Eulália do Nascimento, mas conhecida por Tia Eulália, nasceu em Minas Gerais a 12 de março de 1908. Filha de Francisco Zacarias de Oliveira, um dos criadores do bloco de carnaval, Dois Jacarés, na Serrinha.
Mudou-se para o Morro da Serrinha, em Madureira, na cidade do Rio de Janeiro, quando ainda tinha um ano de idade, trazida pelos pais. Sua casa vivia repleta de músicos que organizavam gafieiras, serestas e muitas rodas-de-samba. A família possuía espírito festivo.
Sua grande paixão era o samba, quando conheceu e depois causou-se com José Nascimento Filho. Através do marido conheceu o jongo, pois em sua casa reuniam-se famosos jongueiros convidados por ele. Em 1947, na casa de Tia Eulália e Seu Nascimento na rua Balaiada, no alto do morro, foi fundada a Império Serrano. Tia Eulália é portadora da carteirinha nº 1 da escola que defendia com todo fervor.
Tia Eulália, fundadora e símbolo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, morreu de insuficiência respiratória a 10 de julho de 2005, no Rio de Janeiro.

 


 


COMENTÁRIOS

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.