Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Jandira Dantas Machado (1931 - ) - VOLUME 2

Século:

XX
Estado: SE
Etnia/cor: Branca
Atividade: Médica do trabalho
Descrição:

Nasceu em Rosário do Catete, SE, em dezembro de 1931. Considerada a primeira médica do trabalho no Norte-Nordeste, foi uma das precursoras no desenvolvimento da área de segurança e saúde do trabalho no Brasil, em uma época em que o país tinha uma industrialização insipiente. A doutora Jandira combatia os acidentes e doenças do no mundo do trabalho, atividade até então eminentemente masculina. Recebeu o Prêmio Destaque 2003, homenagem da Revista Cipa, dedicado às maiores personalidades nacionais da área de SST. Além das atividades profissionais e docentes, desenvolveu inúmeras pesquisas, tais como o levantamento de riscos na indústria de panificação, segurança e medicina do trabalho em Pedreiras, no Estado de Pernambuco. Foi membro da Academia Brasileira de Medicina do Trabalho. Dentre as várias funções profissionais destacam-se os de médica do trabalho da Fundacentro/PE e da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), perita da Justiça do Trabalho, reponsável técnica pela implantação do Curso de Técnico de Segurança do Trabalho da Escola Técnica Federal de Pernambuco, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e diretora da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho da DRT/PE (cargo em que se aposentou). Aos 70 anos de idade, criou um local para desenvolver pesquisas e a difusão da infromação Espaço Cultural de Saúde Ocupacional Jandira Dantas, um dos mais importantes acervos brasileiros na área de SST.

 


COMENTÁRIOS

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.