Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Joênia Batista de Carvalho (1974 - ) - VOLUME 2

Século:

XX
Estado: RR
Etnia/cor: Indígena
Atividade: Advogada
Descrição:

Nasceu em 1974 no Estado de Roraima. India da etnia wapichana, viveu até os 8 anos de idade na floresta com seu povo. Na cidade, cursou todas as etapas do ensino fundamental e segundo grau até ser aprovada em 5º lugar na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Roraima. Como unviersitária foi preciso muita persistência para vencer as dificuldades e os preconceitos. Tornou-se a primeira mulher indígena a se formar advogada no Brasil, constituindo-se referência nacional e internacionais. Tem marcado sua atuação, sobretudo, na defesa dos direitos territoriais dos índios, na denuncia das arbritariedades praticadas contra eles(as) e no contato com as autoridades exigindo o cumprimento da lei.
A advogada Joênia Batista desde 2001 coordena o programa de capacitação e formação de lideranças indígenas no estado de Roraima. Sempre atenta á realidade de sua gente, visita constantemente as comunidades indígenas, discute coletivamente os problemas enfretado por eles e incentiva a organização com força política para atuar na defesa dos seus direitos. Além disso tem participado de conferências e seminários no Brasil e no exterior, sobre os direitos indígenas. No ano de 2004 foi nomeada pela, então Ministra do Meio ambiente, Marina Silva, para a Comissão Nacional de Biodiversidade. Como advogada do Conselho Indígena de Roraima – CIR atuo na ação contra o governo em 2004 exigindo a demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ainda hoje a doutora Joênia, como é chamada, continua fazendo parte do movimento indígena que dia a dia vai conquistando visibilidade na defesa de suas culturas e direitos.


 


COMENTÁRIOS

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.