Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Acácia Brazil de Mello (1921 - 2008) - VOLUME 1

Século:

XX
Estado: RJ
Etnia/cor: Branca
Atividade: Artes e Cultura
Descrição:

Harpista fluminense, muito menina inicio seus estudos com a harpista espanhola Lea Bach. Estreou aos 10 anos em 23 de agosto de 1931, no teatro Cassino (RJ), acompanhando sua professora. Formou-se na Escola Nacional de Música da então Universidade do Brasil em 1939 e casou-se neste mesmo ano. Acácia Brazil de Mello é uma das maiores expressões brasileiras da harpa, por seu talento e empenho sua carreira confunde-se com a história da harpa no Brasil; o que lhe confere a graça de ser considerada uma das principais responsáveis pela formação de gerações de harpistas brasileiros. Dentre as diversas atuações em sua carreira de musicista, fez parte da Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC como primeira harpista, foi fundadora, diretora e consultora da American Harp Society, da Corporation of World Harp Congress (EUA) e da sociedade Ludovico (Espanha). Publicou trabalhos e artigos diversos.

Faleceu no dia 28 de outubro de 2008 aos 87 anos

A biografia completa pode ser apreciada na obra Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade (biográfico e ilustrado), de Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil, Editora Zahar, 2000.


COMENTÁRIOS
REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.