Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Ada Rogato (1920-1986) - VOLUME 1

Século:

XX
Estado: SP
Etnia/cor: Desconhecida
Atividade: Comportamento e Ocupação
Descrição:

Paulista, fez quatro cursos de aviação, sendo habilitada em 1936. Por suas façanhas, foi a primeira aviadora brasileira a receber a comenda Nacional de Mérito Aeronáutico, no grau de cavaleiro. Definitivamente escreveu seu nome na história por ser a primeira aviadora do mundo a percorrer sozinha as três Américas. Tornou-se uma marca notável de sua carreira, percorrer grandes distâncias sozinha.
Durante sua carreira de aviadora foi condecorada diversas vezes por várias instituições e países. Obteve medalhas e condecorações em diversas competições aéreas e de pára-quedista, foi a primeira mulher a soltar de helicóptero, durante a festa da Aviação na cidade de Barretos (SP), e a primeira a soltar no exterior. A trajetória de pioneirismo foi interrompida em 1986 com seu falecimento.
 

A biografia completa pode ser apreciada na obra Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade (biográfico e ilustrado), de Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil, Editora Zahar, 2000.


COMENTÁRIOS
REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.