Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
acervo e pesquisa - biografia de mulheres
detalhes

Talitha do Carmo Tudor ( 1913 - ? ) - VOLUME 2

Século:

XX
Estado: RJ
Etnia/cor: Negra
Atividade: Médica, pioneira na área da medicina do trabalho
Descrição:

Nascida no Rio de Janeiro, formou-se em medicina na Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1937, uma época em que, se a presença feminina era rara, mais ainda a que se relacionava a mulher negra, como Thalita.

Pioneira, participou dos primeiros cursos de medicina do trabalho oferecido no Brasil - Medicina e Trabalho nas Indústrias de Guerra (1943) e Toxicologia e Higiene Industrial (1946), e assinou a Ata de fundação da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, em 1944. Vários foram, ao longo da vida, os cursos de aperfeiçoamento que realizou também no exterior. Talitha comungava dos ensinamentos de Bernardino Rammazzini, médico italiano, considerado o fundador da Medicina do Trabalho, quando em pleno século XVII defendia que o estudo e a prevenção de enfermidades dos trabalhadores(as) era uma prática eminentemente social.

Dentre os cargos que ocupou durante sua trajetória profissional, na prefeitura do antigo Distrito Federal e no Ministério do Trabalho, destaca-se aquele em que respondeu pela Sessão “Assistência ao Trabalho da Mulher”. Aposentou-se aos 68 anos, em 1981.

Inúmeras homenagens lhe foram concedidas, como reconhecimento em sua luta por condições dignas de trabalho e defesa dos direitos femininos: Medalha ao Mérito Perfeccionista( 1996); Mulher Médica (1995); Medalha de Mérito ao Trabalho e Medalha do Congresso de Saúde do Adolescente(1991). Talitha destaca-se ainda, como a única mulher, até o final do século XX, a haver recebido o Diploma da Associação de Amigos do Rammazzini, que reúne apenas doze membros em todo o mundo.

 


COMENTÁRIOS

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.