Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links
Home Contato Wikipédia
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Indique o portal
destaqueS do portal

Jornal Nuvem Negra – a imprensa negra do século XXI (7/10/2016)
REDEH



           Jornal Nuvem Negra – a imprensa negra do século XXI

 

 

No dia 01º de abril de 2015 um grupo de estudantes negr@s da PUC-Rio lançou o Coletivo Nuvem Negra (CNN), com objetivo de “posicionar-se politicamente dentro e fora da PUC-Rio, pautando demandas e abrindo diálogos sobre as questões pertinentes a comunidade negra no cenário brasileiro das instituições universitárias”, como afirma seus/suas integrantes.

Uma das principais motivações da criação do Coletivo se deu no lançamento do Projeto Memória Lélia Gonzalez – uma parceria da REDEH, FBB e PUC-Rio – que ocorreu em março de 2015, o qual contemplou uma das maiores referências intelectuais para os estudos de raça e gênero no Brasil, Lélia Gonzalez.

A PUC-Rio foi uma das organizações envolvidas neste evento, por ter sido a universidade na qual Lélia Gonzalez atuou durante 16 (dezesseis) anos, desde 1978 até 1994, ano de seu falecimento. Ministrou a disciplina de folclore brasileiro no Departamento de Letras e a disciplina de antropologia no Departamento de Sociologia e Política, atual Ciências Sociais, chegando à direção, mas faleceu pouco tempo depois de sua posse.

Segundo o CNN, “Uma das principais causas do Coletivo é a construção de um espaço de fortalecimento dos estudantes negros da PUC-Rio e a disseminação da produção e pesquisa de intelectuais negros - que sempre representaram uma importante ferramenta de luta e reflexão acerca de nossa identidade”.

Pautando-se nas escrevivências de Conceição Evaristo (escritora e intelectual negra), o CNN escolheu o campo da escrita como instrumento de resistência e militância política, recuperando a imprensa negra tão efervescente do século XIX e XX.

No último dia 14 de setembro de 2016, o CNN fundou o Jornal Nuvem Negra, cuja capa traz uma belíssima foto de Lélia Gonzalez, de autoria do fotógrafo Januário Garcia. E já nesta primeira edição, o grupo lançou uma campanha “Quant@s professor@s negr@s a PUC-Rio tem?”. Para saber mais: https://www.facebook.com/coletivonuvemnegra/?fref=ts

 

 

 
 
REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.