Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
mulher 500

DESDOBRAMENTOS DO PROJETO

Projetos Futuros

As iniciativas propostas abaixo pretendem, de maneira positiva, contribuir especialmente para o combate às atitudes discriminatórias, a mudança de mentalidades e a superação de preconceitos em relação às mulheres, através da realização desses diferentes projetos voltados para os diversos segmentos da nossa sociedade.

Área Editorial

"Mulheres na História do Brasil"
Publicação Especial

"Mulheres na História do Brasil", tem como objetivo principal registrar o resultado da pesquisa iconográfica feita ao longo de três anos. Em um livro bilíngüe, revelar os preciosos e inéditos acervos que traduzem o envolvimento das mulheres que, sendo senhoras ou escravas, ricas ou pobres, índias, brancas ou negras, contribuíram nas diferentes áreas e de diversas formas para a formação e desenvolvimento do Brasil.

"Mulheres do Brasil"
Dicionário Biográfico Ilustrado - Volume II

"Mulheres do Brasil - Volume II" será uma publicação que estará dando continuidade ao trabalho de pesquisa iniciado em 1997. Contará com mais centenas de biografias femininas que participaram na formação do país, como também, estarão sendo incluídos nomes daquelas, que a partir de 1975, até os dias de hoje, estiveram contribuindo para história contemporânea das mulheres brasileiras. Você pode participar desse processo através da ferramenta Wikipedia, disponibilizada neste Portal.

“Brasil de Ponta a Ponta”
A participação das mulheres na história dos estados brasileiros

Essa publicação, voltada especialmente para educadoras(es), tem como objetivo principal o resgate histórico e a ampla divulgação da valorosa e decisiva participação feminina na formação e desenvolvimento do Brasil, através de uma série de 27 publicações, na qual registraremos a trajetória da mulheres em cada um dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Área Audiovisual

"Um Brasil de Mulheres"
Série de Especiais para TV

"Um Brasil de Mulheres" pretende registrar, em quatro documentários com 30 minutos de duração cada, a importante participação das mulheres na formação e desenvolvimento do país. A série será produzida em parceria com um canal de televisão. Utilizará um estilo narrativo e um recorte cronológico, onde a trajetória feminina nestes cinco séculos de Brasil estará sendo contada através de imagens de arquivo, depoimentos, documentos históricos, filmes de época, computação gráfica e dramatizações de episódios relevantes na história.

"As Brasileiras"
Verbetes Eletrônicos - Interprogramas

"As Brasileiras" tem como objetivo produzir um conjunto de verbetes eletrônicos - interprogramas, com duração de 3 minutos cada, que registre as biografias femininas mais representativas das condições vividas pelas mulheres na história do Brasil. Estarão sendo realizados em padrão televisivo, utilizando um estilo narrativo, linguagem acessível e cuidadosamente enriquecidos por documentos e computação gráfica, entre outros.

“As Netas das Sufragistas”
Documentário para TV

Iniciaremos o documentário entrevistando jovens do sexo feminino e masculino sobre cidadania, direitos e o significado e importância do voto em suas vidas. Serão elaboradas algumas perguntas básicas que nortearão a entrevista. Ex. Você sabia que há 76 anos atrás as mulheres não eram consideradas cidadãs? A partir desse gancho introduziremos a história de Bertha Luz, a maior responsável pela conquista do voto feminino no Brasil, mostrando o contexto da época, onde as mulheres estavam excluídas do direito ao voto, e toda trajetória de luta desempenhada por elas para que “as netas de Bertha Lutz” percebem que as conquistas que hoje vivenciamos é resultado de muito esforço e consciência política de centenas de brasileiras.
REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.