Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
publicações

dicionário MULHERES DO BRASIL

Em outubro de 2000, após três anos de pesquisa, e graças ao apoio da Fundação Ford, concluímos o Dicionário Mulheres do Brasil, obra coletiva que foi organizado por Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, e publicada pela Jorge Zahar Editor (www.zahar.com.br). A pesquisa foi desenvolvida no Brasil e no exterior, em arquivos, bibliotecas públicas e particulares, através de entrevistas com diversas personalidades femininas e pessoas que vivenciaram ou conviveram com as mulheres que formam o corpo do dicionário. Vários critérios foram utilizados na seleção das mulheres verbetadass, sendo um dos mais importantes a “capacidade da personagem de representar a condição feminina típica em seu tempo e meio social”.

Vem sendo lançado nacionalmente em eventos promovidos por Conselhos e Organizações de mulheres de todas as regiões brasileiras. O livro aborda a trajetória das índias, brancas e negras, desde 1500 até 1975, que viveram em diferentes condições sociais e que por diversas maneiras contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e formação do país. Através desses registros, criteriosamente elaborados, pretendemos fazer justiça e levantar criticamente parte dos panos que encobriram durante séculos as vozes, os olhares e os corpos femininos da nossa História. São 568 páginas com cerca de 850 verbetes entre biográficos e temáticos, que foram cuidadosamente ilustrados por mais de 270 imagens.

Este dicionário é uma obra aberta e viva; incompleta porque ainda faltaram muitas mulheres. Estão aqui pioneiras no que fizeram e outras tantas que, por alguma maneira, foram primordiais com seu jeito de inventar jeitos de fazer história. Que seja esta apenas a primeira edição. Outras se seguirão sempre aprimoradas com a inclusão de novas fontes, críticas e correções das leitoras e leitores.

Obtivemos os mais honrosos elogios pela nossa ousadia. Tanto a imprensa quanto os meios acadêmicos, consideraram este trabalho como uma importante fonte de referência produzida nos últimos tempos para o estudo e a compreensão da História do Brasil.
REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.