Wikipédia Quem Somos Mulher 500 Publicações Parceiros Links Home Contato Home
  Nesta seção além de obter informações sobre as temáticas relacionadas ao papel da mulher na história do Brasil, você pode também nos ajudar a construir de maneira participativa e democrática o Dicionário Mulheres do Brasil - Volume II, através desta ferramenta.  
COLABORE
Login:
   
Senha:
   
Cadastre-se aqui
  Esqueci minha senha
 
Mini-biografias contidas no "Dicionário Mulheres do Brasil Volume I (publicado) e Volume II (a publicar).
 
Busca Alfabética
| A-C | D-G | H-L | M-P | Q-Z |
Busca Avançada
Nome:
Século:  
Estado:  
Etnia/Cor:  
Atividade:  
Palavra-chave  
Volume:   I II (Wiki)
 
  Guia de referência bibliográfica com a temática de gênero, etnico-raciais e direitos humanos.  
Busca
Palavra-chave:
   
Artigos, Dissertações e Teses.
Busca
Palavra-chave:
Tipos:
Nesta seção estamos disponibilizando cartazes produzidos pelo Movimento Feminista, Movimento de Mulheres, Ong's e Instituições públicas; que tratam de temáticas relacionadas a defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Busca
Palavra-chave:
Categoria:
 

 

Wikipédia
Em breve!
publicações

Um Rio de Mulheres

Um Rio de Mulheres - A Participação das Mulheres Fluminenses na História do Estado do Rio de Janeiro, de autoria de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, foi publicado em 2003.

Com o objetivo de tirar da invisibilidade centenas de mulheres que, nas mais diversas áreas, deixaram sua marca, a REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano, não só formou como disponibilizou um amplo acervo sobre a atuação feminina ao longo do 500 anos de Brasil. Um Rio de Mulheres é fruto dos desdobramentos do projeto Mulher 500 anos atrás dos Panos, na área editorial, que produzirá ainda mais 25 publicações, visando contemplar a história das mulheres em cada um dos estados brasileiros. O primeiro estado contemplado foi o Rio de Janeiro e o segundo Alagoas. Para o desenvolvimento do projeto nesses dois estados, contamos com o apoio da Fundação Avina e do Boticário que acreditaram na proposta e foram os primeiros a investir nessa ousadia.

A publicação Um Rio de Mulheres, está dividida em três grandes capítulos: Período Colonial, Período Regencial e Século XX. Traça um panorama histórico do Estado do Rio de Janeiro desde os primórdios da colonização, desta feita incluindo as mulheres. Não foi tarefa fácil, afinal, o Rio de Janeiro foi o principal cenário dos acontecimentos políticos, sociais e culturais por mais de dois séculos. São índias, negras e brancas que, intencionalmente ou não, ajudaram a preparar o terreno social para que tantas outras pudessem ter melhores condições depois.

Um Rio de Mulheres, tal como água, se espalha para além do livro e pretende entrar nas salas de aula. Para isso foi elaborado um encarte, com sugestões de atividades, para professoras/es e alunas/os, estimulando novas descobertas de referências femininas, ainda silenciadas pelo cotidiano. E tal como um rio, a publicação segue seu curso se renovando a cada momento. Sua distribuição foi dirigida especialmente aos professores, durante seminário de capacitação ocorrido nos dias 16 e 17 de abril de 2003, no Teatro SESI - FIRJAN.

Saiba mais...

REDEH 2008 ©. Todos os direitos reservados.